O presente grupo atende a objetivo específico da pesquisa em curso "O Direito à Educação e a ruptura político-institucional de 2016, no Brasil: o projeto de educação em curso" (UAEd/PPGEd/CH/UFCG/CNPQ).

Ementa

Política educacional vigente no país. Estudo da dimensão política e pedagógica dos princípios normativos da organização e prática da educação o básica escolar brasileira. Perspectivas de organização da gestão escolar pública.

A formação do Estado moderno: as revoluções burguesas. Análise do Estado e da educação na sociedade capitalista: liberalismo e marxismo; liberalismo e social democracia; neoliberalismo.

Reestruturação produtiva, neoliberalismo e reforma do Estado. Reformas educativas no Brasil a partir de 1990: gestão, financiamento, avaliação, formação e trabalho docente.

A formação do Estado moderno: as revoluções burguesas. Análise do Estado e da educação na sociedade capitalista: liberalismo e marxismo; liberalismo e social democracia; neoliberalismo.


A formação do Estado moderno: as revoluções burguesas. Análise do Estado e da educação na sociedade capitalista: liberalismo e marxismo; liberalismo e social democracia; neoliberalismo.

Prof. Dr. Carlos Augusto de Medeiros